Assinatura do convênio entre Consevitis-RS e ApexBrasil representa continuidade da promoção do setor vitivinícola no exterior
Acordo de R$ 10 milhões prevê ações que serão executadas em 2024 e 2025
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Com o objetivo de ampliar a promoção no mercado internacional de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Brasil, foi assinado terça-feira (21) um acordo setorial entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A assinatura do convênio de R$ 10,4 milhões foi realizada na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, além de representantes do setor vitivinícola e do presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna.
Do total do convênio, o governo do Estado participa com R$ 4,9 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). O restante é investimento da ApexBrasil. Trata-se do maior valor já investido desde 2002 no projeto setorial Wines of Brasil, mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil. No ano passado, o Brasil bateu recorde nas exportações do setor, com US$ 13,6 milhões.
“Tivemos esse recorde de vendas externas no ano passado, mas ainda é pouco perto do potencial do setor. Temos produtos de altíssima qualidade e um espaço enorme para crescer. Por isso estamos aqui, com nosso time Apex, com o Consevitis e com o governo do Estado para assinar esse novo convênio, com o maior valor da história desse projeto, que sem dúvida terá um impacto muito positivo no setor vitivinícola do país”, afirmou Jorge Viana.
O plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor: ações promocionais, estruturantes e de comunicação, que visam ampliar a presença brasileira no exterior, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais. Entre os destaques também estão capacitações e apoio às vinícolas para obtenção de certificações em ESG, foco em outras regiões produtoras, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional, e a qualificação de mais mulheres para cargos de gestão nas empresas, impulsionando sua participação nos negócios internacionais. O convênio também contempla ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos do programa Minha Primeira Exportação.
“Este convênio representa um marco em nossa história, com um investimento sem precedentes. Essa soma expressiva é um testemunho do comprometimento conjunto em elevar o patamar da vitivinicultura brasileira nos mercados internacionais. Em nome de todos os envolvidos no Consevitis-RS, estamos ansiosos para ver os frutos dessa parceria florescerem nos próximos anos, fortalecendo ainda mais a reputação dos nossos vinhos, espumantes e sucos de uva no cenário internacional. Que este convênio marque o início de uma era ainda mais próspera para a vitivinicultura do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil”, salientou o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Além disso o plano de trabalho prevê uma estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. A categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
Leite lembrou que, além do convênio assinado nesta terça, o setor receberá recursos na ordem de R$ 33 milhões, por meio do Fundovitis, para realizar ações nos próximos três anos. "São iniciativas que impulsionam a promoção comercial, para levar ao conhecimento dos importadores, tudo isso fazemos no Estado, acoplando aos nossos produtos uma experiência, uma história, que vão fazer a diferença para que eles sejam desejados lá fora”, acrescentou.
“Este momento inaugura um novo capítulo de oportunidades para o setor vitivinícola brasileiro. A renovação deste compromisso representa a continuidade de um suporte essencial, que tem impulsionado nosso segmento a alcançar patamares cada vez mais altos. Com a assinatura deste novo convênio, estamos semeando as bases para um plano de ação renovado e estratégico. Esse plano guiará nossos passos no cenário internacional, proporcionando oportunidades de expansão, fortalecimento de parcerias e consolidação do Brasil como um player de destaque no mundo do vinho”, acrescentou Daniel Panizzi, em nome da Vinícola Don Giovanni e do comitê gestor do projeto setorial Wines of Brazil.
Destaques do convênio:
:: Investimento recorde: o novo convênio representa um aporte financeiro sem precedentes, superando a marca dos R$ 10 milhões. O montante será direcionado para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior.
:: Pilares estratégicos: o plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor. Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.
:: ESG (Ambiental, Social e Governança): comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG, promovendo iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.
:: Enfoque no Suco de Uva 100%: uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
:: Diversificação regional: Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.
:: Empoderamento feminino: O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais.
:: Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação).
Foto em anexo
Da esquerda para a direita: Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS; Daniel Panizzi, vice-presidente do Consevitis-RS e presidente da Uvibra; Eduardo Leite, governador do RS; Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; Hadair Ferrari, prefeito de Pinto Bandeira; Giovani Feltes, secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; e Diogo Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves. Foto: Emerson Ribeiro, divulgação
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.